
Infecção intestinal – Sintomas, Remédios, Receitas caseiras e Principais tratamentos
A gastroenterite aguda é popularmente conhecida como infecção intestinal é causada por vírus ou bactérias. O principal sintoma dessa doença é a diarreia, que, caso o tratamento não seja realizado corretamente, pode levar à morte. Esse tipo de infecção impossibilita que o organismo digira corretamente os nutrientes que precisa para sobreviver. Quanto mais avança, mais células intestinas são afetadas, piorando o caso do paciente.
O tratamento é feito a base de remédios específicos e mudanças de hábitos alimentares a ser recomendadas por um médico especialista. O diagnóstico é feito pela análise dos sintomas e confirmado mediante exames de imagem, principalmente a colonoscopia.
Direto ao Assunto
O que é infecção intestinal
Existem dois tipos de infecção intestinal ou gastroenterites: viral e bacteriana. Na primeira, o vírus afeta diretamente as células intestinais, causando uma infecção intensa. O processo geralmente, dura, em média, até 4 dias. No caso da segunda, o paciente ainda sofre com ulceração e abscessos na mucosa, o que também gera uma grande inflamação, podendo durar entre 7 a 45 dias, se não tratada adequadamente.
Seja qual for o tipo, a doença impede a digestão dos carboidratos e a absorção dos nutrientes. O corpo também não consegue absorver a água ingerida, causando e piorando a desidratação.
A contaminação acontece pela via fecal-oral, ou seja, após a ingestão de alimentos ou água infectados. Em alguns casos, os sintomas podem surgir uma hora depois de comer algo com o vírus ou a bactéria.
Sintomas
O sintoma mais claro e conhecido da infecção intestinal é a diarreia. Mas além disso, deve-se atentar a outros sinais, que indicam a gastroenterite:
- Náuseas;
- Vômitos;
- Perda de apetite;
- Cansaço;
- Fraqueza;
- Dor de cabeça;
- Mal-estar;
- Febre;
- Dores abdominais e no corpo;
- Sinais de desidratação;
- Sede;
- Baixa capacidade de ingerir água;
- Urina poucas vezes por dia;
- Perda de peso rápida;
- Taquicardia;
- Pele pegajosa;
- Diarreia intensa com vômito.
Se sentir esses sintomas, procure imediatamente um médico. Quando antes iniciar o tratamento, mais rápida será a recuperação. A infecção bacteriana ainda pode causar a diarreia com sangue.
Tratamento da gastroenterite
O tratamento consiste em ajudar a controlar os sintomas, principalmente a desidratação, já que o paciente tem dificuldades de ingerir e absorver água. Muitas vezes, o paciente deverá receber hidratação por via intravenosa ou vias orais, como medicamentos ou soro caseiro.
A melhor maneira de evitar a contaminação é a higiene. Lavar muito bem as mãos após ir ao banheiro e sempre que voltar da rua são atitudes corretas e que devem ser feitas regularmente. A vacina rotavírus, aplicada em bebês de até 6 meses, também ajuda a evitar o problema.
Durante a infecção, o cardápio do paciente deverá ser reavaliado, afinal, o organismo está sofrendo e tem sérias dificuldades de absorver os nutrientes necessários para sua sobrevivência.
Remédios
O médico ainda poderá receitar outros medicamentos, a fim de amenizar os sintomas, como os antieméticos, antitérmicos e analgésicos. Os probióticos também podem ser usados para amenizar os sintomas, sendo que a infecção bacteriana necessita de antibióticos, principalmente se não aparentar melhoras em poucos dias.
Alimentos proibidos O que não comer?
Uma série de alimentos precisa ser evitada, para ajudar no tratamento da infecção intestinal. Quem possui o problema com recorrência tem ainda a recomendação de manter a exclusão de determinados alimentos como uma das etapas da dieta para infecção intestinal:
- Café;
- Saladas;
- Álcool;
- Gordura;
- Fritura;
- Carne vermelha e com gordura;
- Queijos amarelos;
- Alimentos processados;
- Repolho;
- Ovo;
- Feijão;
- Milho;
- Ervilha;
- Açúcar em excesso;
- Adoçantes com sorbitol.
Evite frutas e legumes com casca,mesmo em sopas e caldos, pois ela contém muitas fibras, que podem agravar o quadro de diarreia. Além disso, é preciso optar por alimentos que ajudam a hidratar e que contenham água.
A banana e a maçã podem controlar os sintomas. Inclua itens como água de coco ou bebidas isotônicas, além de água em abundância.
O que comer?
Prefira alimentos de fácil digestão, como arroz branco, macarrão e carnes brancas. Para temperar, use pouco tempero. Sucos naturais de fruta e chás são permitidos e recomendados, no entanto, nada que contenha cafeína, isso porque ela poderá agravar a situação.
Também, é permitido ingerir bolachas sem recheio, como as água e sal e cream cracker, com chá, pão branco com geleia de frutas ou ricota (ou outro queijo branco com pouca gordura) e iogurtes naturais.
Você pode gostar

Aqui está o Que eu Sei Sobre o Remédio para Diminuir o Tamanho da Próstata
junho 5, 2020
Alisar o Cabelo sem produtos Químicos
junho 17, 2020