Fonte: [+] [-]

União de Cineclubes do DF é fundada oficialmente durante o 45o Festival de Cinema de Brasília








União de Cineclubes do DF é fundada oficialmente durante o 45o Festival de Cinema de Brasília
Brasília, 22 de setembro de 2012.


Marco histórico no “45o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro”: é fundada a União dos Cineclubes do DF, reavivando a alma cineclubista do festival brasileiro mais antigo do país.

O cineclubismo se destaca pela importância enquanto espaço de formação crítica, política, social, estética e cinéfila, sendo a grande escola de cineastas de todo o mundo. O cineclube é a entidade que defende os direitos do público, do acesso à cultura e à cidadania por meio do cinema.

Desde 2009, os Encontros de Cineclubes do DF foram retomados na programação oficial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, revelando a rearticulação de cineclubistas e a importância e alcance dos cineclubes, contribuindo no acesso democrático à sétima arte, com relevante público participativo, demonstrando que o cinema vai além do circuito comercial de exibição.

Vale destacar o histórico Encontro de Cineclubistas em 2003, realizado no Festival, contando com cineastas de todo o Brasil, e personalidades importantes para as políticas audiovisuais.

Em 22 de setembro de 2012, na 45º edição do Festival, aconteceu o Encontro de Cineclubes e, nesta ocasião, foi fundada a UCDF - União de Cineclubes do DF e Entorno.

Essa associação visa incentivar ações colaborativas em rede de exibições cineclubistas na região. Além de continuar a discussão sobre auto-sustentabilidade e ações colaborativas em rede, segue discutindo a cada trimestre, em reuniões regulares, o atual circuito alternativo de exibição no DF e Entorno, Cineclubismo e Educação, o Programa Cine Mais Cultura na rede pública de Ensino Médio, e outras questões pertinentes às ações cineclubistas.

O intuito é manter ações colaborativas no DF e Entorno, além de parcerias locais e nacionais, contando especialmente com professores da rede de ensino público do DF, produtores culturais da região e cineclubistas, em geral. Vida longa ao cineclubismo!



Mais informações:
uniaocineclubesdf@gmail.com