HOMEM DE FERRO:


Fonte: [+] [-]
Original: Iron Man
País: EUA
Direção: Jon Favreau
Elenco: Robert Downey Jr., Terrence Howard, Gwyneth Paltrow, Jeff Bridges, Samuel L. Jackson, Hilary Swank, Leslie Bibb, Stan Lee, Shaun Toub, Bill Smitrovich, Faran Tahir
Duração: 125 min.
Estréia: 30/04/2008
Ano: 2008


Mais do mesmo e garantia de diversão aos fãs do gênero


Autor: Fernando Oriente

“Homem de Ferro”, de Jon Favreau, oferece tudo aquilo que fãs de filmes de ação e adaptações de quadrinhos esperam. Atualmente, como o espectador atento já deve ter percebido, os produtores e os grandes estúdios fazem o máximo para que suas super produções obtenham os resultados esperado nas bilheterias. Não correm risco ao tentar romper com regras que já se mostraram praticamente infalíveis para atrair milhões de espectadores pelos quatro cantos do mundo.

Por um lado, isso garante o retorno do investimento (principalmente dos milhões investidos no marketing de lançamento), mas impede que vejamos algo de novo e criativo, ou que esses “blockbusters” simplesmente fujam do lugar comum. Analisar esses filmes torna-se um exercício repetitivo, que acaba por não acrescentar nada ao debate sobre a hegemonia das produções norte americanas no circuito, ou mesmo sobre a qualidades desses longas.

Esclarecido isso, vamos à “Homem de Ferro”, primeiro blockbuster a ser lançado em 2008. O diretor Jon Favreau leva às telas um dos poucos heróis do primeiro escalão dos quadrinhos que ainda não teve suas aventuras transportadas para o cinema. O filme traz “mais do mesmo”: ação misturada com humor, romance, vilões caricatos e muitos efeitos especiais. Além do tradicional enaltecimento dos Estados Unidos e seus valores morais e heróicos.

Quanto a esse aspecto, o longa tenta disfarçar suas reais pretensões ao fazer uma dissimulada e artificial crítica ao mercado mundial de armas. Mas o que poderia ser uma denúncia do quanto o país fatura com a produção e a venda de armas, dilui-se em uma trama de traição que põe a culpa em “maus elementos”, em pessoas cruéis e ambiciosas que estão, no fundo, traindo a América para enriquecer e ter poder. Isso fica nítido quando o herói e sua ajudante contam com o apoio total de forças oficiais do governo, que como eles, também estão sempre a postos para combater o “mal”.

Dentro de suas intenções, “Homem de Ferro” tem algumas qualidades. A melhor delas é, sem dúvida, Robert Downey Jr. O ator empresta um “rosto” para o personagem, além de, na medida do possível, uma carga dramática difícil de encontrar nos filmes do gênero. No papel do milionário quarentão que vira super-herói, o ator oferece uma densidade ao personagem que provavelmente nem estava nas pretensões do projeto. O carisma e o humor de Downey fazem do tipo que interpreta algo mais do que uma máquina de brigar e repetir tiradinhas cômicas escritas no roteiro final.

O filme também tira bom proveito do alto nível e da qualidade dos efeitos visuais. Como o herói é dependente da alta tecnologia para usar seus super poderes, os avanços técnicos e as inúmeras possibilidades no uso da alta tecnologia são bem empregados no longa, tanto na caracterização do personagem e de suas parafernálias como nas seqüências de ação.

Outro aspecto interessante do “Homem de Ferro” é o fato de o personagem ter uma personalidade de herói, algo que, mesmo que ele tenha demorado a perceber, fazem de suas ações algo verossímil e que levam o público a acreditar que aquele homem realmente pode fazer o que faz. Esse aspecto agrada principalmente aos fãs de quadrinhos que se irritam com tipos “comuns e sensíveis” como o nerd Homem-Aranha, ou politicamente corretos demais como o Super-Homem.

No universo dos personagens clássicos de quadrinhos que chegaram ao cinema, “Homem de Ferro” tem suas qualidades e seus “lugares-comuns” que devem agradar em cheio aos fãs. Em termos de uma análise mais profunda da qualidade do filme, ele fica muito aquém, como quase todos os outros longas do gênero, aos dois primeiros filmes de Batman dirigidos por Tim Burton, em que bom cinema e divertimento caminham de mãos dadas.

Leia também:


Trama de Homem de Ferro tira a ferrugem transpondo a ação do Vietnã para o Iraque