MONSTROS VS ALIENÍGENAS:


Fonte: [+] [-]
Original: Monsters vs. Aliens
País: EUA
Direção: Conrad Vernon e Rob Letterman
Elenco: Animação
Duração: 94 min.
Estréia: 03/04/2009
Ano: 2008


Monstros vs Aliens homenageia em 3D antigos clássicos da ficção


Autor: Marcelo Lyra

A animação “Monstros vs Aliens”, de Conrad Vernon e Rob Letterman, produção da Dreamworks, conta a história de um grupo de monstros mantidos secretamente pelo governo americano, que é chamado para tentar salvar o planeta de uma invasão alienígena. Seu principal atrativo é sem dúvida a exibição em três dimensões, formato conhecido como 3D, e que requer a utilização de óculos especiais (fornecidos pelo cinema). Com ele, corpos e objetos ganham volume e sua movimentação é turbinada pela profundidade de campo, chegando a dar a impressão de sair da tela, o que aumenta a sensação de realidade. Como sempre acontece nesse formato, os personagens estão sempre atirando coisas contra a tela.

O formato 3D vem ganhando espaço nos cinemas de uns anos para cá, mas está longe de ser novidade. Alfred Hitchcock utilizou ao máximo suas possibilidades no clássico “Disque M Para Matar”, feito em 1955, ou seja, há mais de 50 anos. De lá para cá, o formato vinha sendo utilizado bem raramente pela indústria de Hollywood, mas nos últimos anos ressurgiu com força, como forma de combate à pirataria. Não há como piratear filmes em 3D sem transformá-los nos comuns 2D. Além disso é praticamente impossível filmar clandestinamente nos cinemas e repassar para DVD pirata. Ou você consegue imaginar um pirata colocando óculos 3D na câmera? Ou seja, para curtir o efeito em todas as suas dimensões, só mesmo no escurinho do cinema.

Tecnologia à parte, “Monstros vc Aliens” é uma aventura na linha de “Os Incríveis”. Se não é tão bom quanto seu modelo, também não decepciona ninguém. De quebra, tem o charme de homenagear monstros clássicos do cinema, como o monstro da Lagoa Negra, a Matra, do Godzila, a Bolha Assassina (que virou uma simpática geléia azul) e outros. Os monstros heróis são escondidos à maneira da paranóia americana do governo esconder aliens, como no conhecido “Caso Roswell”.

Algumas cenas engraçadas, diálogos espertos e um tom politicamente correto garantem a diversão para adultos e crianças. No original em inglês, as vozes são de astros como Hugh Laurie, Kiefer Sutherland, Reese Witherspoon e Renee Zellweger.

Leia também: